sábado, 17 de março de 2012

DE VOLTA AS AULAS

APÓS TRÊS DIAS DE PARALISAÇÃO, AULAS SERÃO RETOMADAS NA SEGUNDA EM PERNAMBUCO

Governo mantém anúncio de que ponto de professores será cortado. Sindicato diz que iniciará nova tentativa de diálogo na segunda-feira.

As aulas nas redes estadual e municipal de ensino devem ser retomadas na próxima segunda-feira (19), em Pernambuco. Os três dias de paralisação, iniciados na quarta-feira (14), encerraram nesta sexta-feira (16). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), a partir de segunda, com as atividades escolares normalizadas, será iniciada uma nova tentativa de diálogo com o governo.

“Estamos abertos a negociar com o governo a reposição, desde que não ocorra desconto. Temos no calendário escolar de 2012 dois dias além dos 200 que poderiam ser usados para isso. Ficaria um terceiro dia para negociar”, afirma a vice-presidente do Sintepe, Antonieta Trindade. 

Para ela, a pauta de reivindicações do movimento interessa não só aos trabalhadores, mas a todos aqueles que têm o compromisso de melhorar a educação pública. “Estamos tratando de uma greve nacional que tem como uma das principais questões a ampliação dos recursos para a educação defendendo a destinação de 10% do PIB para a educação e 50% dos recursos do Pré-sal para educação ciência e tecnologia”, explica.

“Não interessa a ninguém estabelecer o impasse, ainda mais diante de uma luta tão nobre. Os estudantes inclusive apoiaram a greve e participaram da passeata”, esclarece a vice-presidente. Caso não ocorra entendimento é que o Sindicato deve entrar com um recurso no Ministério Público.

De acordo com a secretaria estadual de educação, a paralisação dos professores afetou 21,12% das escolas da rede. As aulas perdidas serão repostas segundo calendário a ser elaborado e o ponto dos professores que não foram trabalhar será cortado. Na rede municipal, nesta sexta-feira (16), 13% das escolas tiveram aula normal, 60% funcionaram parcialmente e 27% não funcionaram.

Informações: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário