domingo, 18 de março de 2012

A UBJE FARÁ PARTE DESSE DESAFIO

União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) convoca a Jornada de Lutas para Março de 2012, quando os estudantes ocuparão as ruas por #MenosJurosMaisEducação. Leia abaixo a carta oficial de convocação da entidade

Iniciamos 2012 sendo a 6° maior potência econômica mundial, ainda que em meio a uma grande crise econômica nos países Europeus. Nos últimos anos, deixamos a condição de país submisso, ajoelhado, para ser um país altivo, com mais democracia, melhor qualidade de vida para os brasileiros, com solidariedade aos povos, proporcionando uma integração maior com a América Latina.
 Vivemos em um novo momento, além de termos grandes eventos esportivos que voltam todos os olhares para o Brasil, a Copa e as Olimpíadas podem ser dois grandes agentes transformadores socioeconômicos.   O pre-sal, vem nos colocando em um novo patamar de desenvolvimento, podendo ser uma riqueza natural impulsionadora da diminuição das desigualdades sociais, do desenvolvimento, geração de novas tecnologias renováveis como o bio diesel e soberania nacional.
Acreditamos nas mudanças, temos mais acesso a escola, universidade, emprego, tecnologia, cultura, esporte e informação, mas ainda nos deparamos com grandes problemas estruturais. A falta de qualidade da educação ainda é um grande obstáculo que precisamos enfrentar na construção de um Projeto Nacional de Desenvolvimento, sendo a principal promotora da emancipação do povo brasileiro.
Em contrapartida, iniciamos 2012, com fechamento de diversas escolas pelo país e um corte no orçamento de 55 bilhões para o pagamento da divida pública, que levou dos cofres públicos em 2011, cerca de 230 bilhões, sendo a educação um dos setores mais prejudicados pelo corte, em torno de 1,9 bilhões. Dinheiro esse, que deveria estar sendo destinado para estruturação das escolas, informatização, bibliotecas, quadras, universalização do ensino infantil e pagamento do piso dos profissionais em educação e ampliar o acesso à universidade pública.
Uma das maiores deficiências da educação brasileira é a falta de função do ensino médio, que não forma para a universidade, nem para o mercado de trabalho, deixando também de lado o papel de formação para a vida, o que leva a um descontentamento geral dos estudantes com os objetivos da escola brasileira, sendo necessária uma profunda reformulação do ensino médio, usando as novas tecnologias que auxiliem o aprendizado, potencializando a inserção no mercado de trabalho, que seja democrático com eleição direta pra diretor e participação da comunidade escolar na construção dos projetos políticos pedagógicos, contemplando o ensino integral e de jovens e adultos, interagindo com a realidade da juventude no conjunto de suas vivências sociais e com currículo flexível para atender as especificidades das diversas regiões do país.
Os professores são peças fundamentais na construção de uma nova educação, que dialogue com a sociedade, com o mundo do trabalho, novas tecnologias, capaz de formar verdadeiros cidadãos, compreender o papel na transformação social, de problematizar e opinar. Precisamos de profissionais em educação bem remunerados, com jornada de 40 h/ semanais, dedicação exclusiva, formação continuada e plano de carreira que contemple as necessidades dos docentes e incentive os estudantes a serem futuros professores.
Por isso a UBES apoia a jornada nacional dos professores que dentre outras reivindicações, defende o pagamento do reajuste do piso de 22,22%.
Em março, mês tradicional de grandes mobilizações dos estudantes, convocamos a moçada para pintar a cara e ocupar as ruas em defesa de:
  • Contra o corte de 55 bilhões no orçamento público;
  • 10% do PIB para educação;
  • 50% do Fundo-social do pre-sal para educação, ciência e tecnologia;
  • Pela Reformulação do ensino médio, que atenda as necessidades dos estudantes;
  • Pela redução da Taxa de Juros do pais, contra a desindustrialização;
  • Passe Livre;
  •  Valorização dos Professores;
  • Universalização do ensino infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário