sexta-feira, 6 de abril de 2012

O SIGNIFICADO DA PÁSCOA PARA AS PRINCIPAIS RELIGIÕES

Seja para comemorar a Paixão de Cristo ou a libertação do povo hebreu do cativeiro no Egito, a Páscoa é uma data importante para as principais religiões do Ocidente. Católicos, evangélicos, espíritas e judeus unem-se para celebrar a vida, enquanto muçulmanos se juntam aos cristãos ortodoxos para a festa da primavera.


PE. JOSENILDO TAVARES, coordenador da Pastoral da Arquidiocese
O significado da Páscoa para os católicos ou, em termos mais amplos, para o Cristianismo vem da tradição judaica, do Antigo Testamento. Jesus Cristo dá um novo significado a essa Páscoa, não com sacrifício ou sangue; Jesus é o cordeiro de Deus, que dá a sua vida para que a humanidade nele tenha mais vida. Celebrar a Páscoa é celebrar a esperança de um mundo novo. 
PR. GEISON VASCONCELOS, Igreja Anglicana de Piedade
A Páscoa constitui-se no ápice da fé cristã, sendo a festa mais relevante do Cristianismo. Para os evangélicos, a Páscoa representa o cumprimento da palavra de Deus e Jesus, sendo o próprio Deus, teria se sacrificado pela Humanidade. Como plano divino havia uma promessa da vitória da vida sobre a morte.
ESTEVÃO COIMBRA, Lar de Silas
O Espiritismo é uma doutrina cristã, ou seja, segue os fundamentos do Cristo, no entanto, não possui rituais nem dogmas. A Semana Santa seria um momento de reflexão sobre a passagem de Jesus na Terra, no contexto do amor, do perdão, da resignação e da realidade sublime da vida eterna.
DENYS SZNEJDER, vice-presidente da Federação Israelita de Pernambuco
A Páscoa (do hebraico pessach, passagem) tem um sentido histórico e outro contemporâneo para os judeus. No primeiro significa a libertação do povo hebreu da escravidão no Egito pelas mãos de Moisés, enquanto no segundo é a liberdade espiritual, de culto e de credo.
SHAKE MADRUK, Centro Islâmico do Recife
Os muçulmanos não comemoram a Páscoa, já que a data é essencialmente cristã. No Egito, porém, um país cristão ortodoxo, os muçulmanos festejam junto com eles, no dia 4 de abril, a festa da primavera. O País todo pinta ovos cozidos e depois come, como símbolo da vida.

POSTADO POR WILLIAM DO CARMO

Nenhum comentário:

Postar um comentário