sábado, 5 de maio de 2012



Mais de 300 estudantes realizaram ontem (3) um grande ato em uma das principais avenidas de Salvador em defesa da educação pública e pelo reajuste salarial dos professores da rede pública estadual de ensino que estão em greve há mais de 20 dias. Os estudantes se concentraram pela manhã em frente ao Estádio de Pituaçu na Paralela e logo seguiram em passeata pela avenida rumo ao prédio da Governadoria no Centro Administrativo. Com faixas, cartazes e carro de som, a estudantada ainda realizou a leitura e entrega simbólica de uma carta ao Governo do Estado e Assembléia Legislativa que recentemente aprovou o um projeto de lei dando um reajuste ineficiente aos professores que pretendem manter a paralisação das atividades até que o executivo baiano se posicione positivamente sobre o pleito legítimo de 22,22% da categoria.
Segundo Adauto Cabral, vice-presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), a mobilização dos estudantes busca defender além de um reajuste digno para os professores, mais investimentos na educação pública do estado. “Falta recursos para as escolas públicas baianas, faltam salários dignos aos nossos professores e é por isso que estamos aqui hoje neste grande ato, pois, estamos em busca de melhorias tanto nas condições de ensino quanto de aprendizagem”, afirma Adauto.
Já para Raquel Borges, presidente da Associação de Grêmios e Estudantes de Salvador (AGES), o objetivo é realizar mais manifestações para pressionar o Governo e o Legislativo para que a greve não prejudique mais o ano letivo que está na iminência de ser inviabilizado. “A secretaria da educação cortou o ponto dos grevistas achando que com esta medida algo mudaria, mas eles estão enganados, pois, a cada dia o movimento fica mais forte e coeso. Nosso objetivo é construir mais manifestações como esta de hoje para pressionar tanto o governo quanto o legislativo, pois, o ano letivo está á beira do abismo.”
Ontem, os professores grevistas realizaram um ato na Praça da Piedade e a categoria continua mobilizada para a greve. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário