segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ATO EM DEFESA DA COMISSÃO DA VERDADE MARCA ABERTURA DO 2º ENCONTRO NACIONAL DE GRÊMIOS DA UBES EM RECIFE


A mesa foi composta pelo presidente estadual da Comissão da Verdade em Pernambuco, Fernando Coelho; Amparo Araújo, membra do Grupo Tortura Nunca Mais; Alesson Barbosa, presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas; Stephanie  Viela, presidenta da União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco; Jefferson Lima, Secretário Nacional da Juventude do PT, e Isadora Faber, autora da fan page Diário de Classe.
               

         A abertura do 2º Encontro Nacional de Grêmios da UBES teve início na última sexta-feira (18) com cerca de mil estudantes compondo grande ato de defesa à Comissão Nacional da Verdade (CNV). Sediado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o evento que reúne nesse mês de janeiro as lideranças estudantis de todo o Brasil teve sua cerimônia de abertura no Centro de Tecnologia e Geologia (CTG) com tema que reafirma a participação dos grêmios e de todo movimento secundarista na luta pela investigação, apuração e esclarecimento dos casos do período da ditadura militar no Brasil.
18ENG“Fizemos um ato simbólico em um resgate histórico dos movimentos sociais, da luta do povo brasileiro durante esse período”, conta a presidente da UBES, Manuela Braga que coordenou a mesa.
Os estudantes fizeram ainda uma esquete teatral que retratou momentos vividos pelos jovens, que nos anos de chumbo, enfrentaram a repressão dando suas vidas para construir a então democracia que vigora hoje em nossa nação, como pontua Manuela: “Nossos jovens precisam conhecer esse capítulo da história do nosso país e a UBES junto com a UNE irá se aprofundar nesse baú de segredos e ajudar a contar uma nova história do Brasil”, disse.
ESTUDANTES LANÇAM SUA PRÓPRIA COMISSÃO DA VERDADE
Paralelamente à abertura do 2º ENG, o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB) lançou oficialmente a Comissão da Verdade da UNE formada por pesquisadores e familiares de 46 ex-dirigentes da entidade desaparecidos durante a ditadura militar (1964-1985). A comissão, além da UBES, recebeu apoio da CNV, da Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e do ex-ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vanucchi.
A comissão deverá finalizar as atividades em março de 2014 com a composição de um relatório. Esse relatório poderá servir de subsídio para o relatório final da CNV em maio de 2014, esta que foi instaurada há um ano. O líder estudantil que integra a lista dos desaparecidos da ditadura de 1964, Honestino Guimarães, será o primeiro caso investigado pela recém-criada Comissão.
 Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário