quinta-feira, 28 de junho de 2012

LUTA DOS ESTUDANTES, VITÓRIA DO BRASIL: 10% DO PIB PARA EDUCAÇÃO É APROVADO NA COMISSÃO ESPECIAL



Acompanhada da forte luta e de palavras de ordem firmadas pela juventude brasileira, nessa terça-feira (26/06), em votação na Comissão Especial da Câmara, foi aprovada a destinação do percentual de 10% do PIB no Plano Nacional de Educação (PNE). A meta, que deve ser atingida nos próximos dez anos, é vitória de toda sociedade brasileira, em especial, um marco do desenvolvimento do Brasil, marco este anunciado pela voz dos estudantes, que em defesa do acesso e qualidade do ensino, ocuparam todos os espaços de discussão nos últimos 18 meses em defesa da bandeira dos 10%.
Veja o momento em que aconteceu a aprovação, juventude canta Hino Nacional.
O índice, que vinha sendo reivindicado por diversas frentes do movimento educacional, social, trabalhadores e outras diversas entidades da sociedade civil, teve os secundaristas e os universitários dos quatro cantos do país, com a UBES, UNE e ANPG ocupando a Esplanada, as ruas sendo ocupadas por milhares de jovens nas jornadas de luta nos quatro cantos do país, blitz na Câmara dos Deputados e diversas outras mobilizações que tiveram como protagonista a rebeldia consequente dos estudantes. “Mais uma vez, os caras-pintadas mudam o curso do país, uma mudança que vai atingir a todas as futuras gerações, uma vitória que não é só nossa, mas de toda sociedade. A aprovação do PNE com investimento direto de 10% do PIB para educação é um grande marco na história do Brasil, significa pintarmos as escolas e universidades de cores, com a cara do nosso povo, garantir o pão na mesa da família do professor e o desenvolvimento econômico do Brasil junto ao desenvolvimento social. Esse recurso vai garantir que finalmente, em 512 anos de Brasil, a educação seja prioridade”, define a presidente da UBES, Manuela Braga.
Conforme o texto aprovado, a determinação é que se amplie os recursos para educação dos atuais 5,1% do PIB para 7%, no prazo de cinco anos, até atingir os 10% ao fim de vigência do plano. “Para nós os 10% é o piso para que o Brasil tome a decisão de concentrar investimento em educação. Vem uma década chave aí pela frente de oportunidades para o país com Copa do Mundo, Olimpíadas, pré-sal”, disse o presidente da UNE, Daniel Iliescu.
Para a deputada Alice Portugal, “essa meta de 10% do PIB é quase um grito de independência para um país que se deseja soberano”. A deputada ressaltou “o show de combatividade e civilidade” que os estudantes da UNE e da UBES deram na sua luta por mais verbas para a educação.
O assunto tornou-se um “trending topic” entre os twitteiros brasileiros na noite da terça e ainda era um dos mais comentados na manhã desta quarta, 27. Nos twites, a juventude comemora o avanço rumo à aprovação definitiva do PNE e reafirma que “a palavra de ordem continua sendo pressão”. O relatório segue para aprovação no Senado para ser sancionado pela Presidenta Dilma Rousseff.
_O PNE estabelece 20 metas educacionais que o país deverá atingir no prazo de dez anos. Além do aumento no investimento em educação pública, o plano prevê a ampliação das vagas em creches, a equiparação da remuneração dos professores com a de outros profissionais com formação superior, a erradicação do analfabetismo e a oferta do ensino em tempo integral em pelo menos 50% das escolas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário