terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Asteroide que mede metade de um campo de futebol passará perto da Terra na sexta-feira



Um asteroide que mede metade de um campo de futebol (45 metros) vai passar próximo da Terra nesta sexta-feira, a uma distância de 27 mil quilômetros, perto dos satélites meteorológicos, de localização e de comunicação, mas não há nenhuma chance de que esta rocha espacial atinja o nosso planeta, afirma a Nasa. A maior aproximação do 2012 DA14 acontecerá às 17h24 (horário de Brasília).

Apesar de não haver possibilidade de choque contra a Terra, esta será a primeira vez na história que um asteroide deste tamanho se aproxima tanto do planeta. Cientistas e astrônomos ao redor do mundo estão aproveitando a oportunidade para observar o asteroide e estudar o seu "funcionamento". Um estudo em particular procura determinar exatamente como o asteroide gira sobre seu eixo.

O asteroide será visível em telescópios e binóculos de observadores na Ásia, Austrália e Europa, onde ele passará à noite. O 2012 DA14 foi descoberto no ano passado por astrônomos do observatório astronômico de Mallorca, na Espanha, que usaram o equipamento La Sagra Sky Survey.

Artigo relacionado

Nasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário