quinta-feira, 19 de abril de 2012

DEBATE DESCONTRAÍDO MARCA LANÇAMENTO DA “TE LIGA 16!” EM NOVA HAMBURGO



Com debate descontraído no pátio e auditório do Colégio Estadual 25 de Julho, o lançamento da campanha “Te Liga 16!” aconteceu na segunda-feira (16) em Novo Hamburgo, reunindo cerca de 600 jovens que falaram sobre a participação da juventude no pleito eleitoral 2012. Pensando no papel da juventude e da educação como agentes transformadores para sociedade, os debates que aconteceram em dois turnos pautaram a atuação dos secundaristas nas próximas eleições, não apenas através do voto, mas também nas discussões e candidaturas, identificando também a necessidade de uma reforma política para que esse diálogo entre os jovens seja possível.
Presentes no debate que foi embalado com música e importantes intervenções dos estudantes, esteve o presidente da União dos Estudantes de Novo Hamburgo (UENH), Rafael Beck; a representante do Sindicato dos Professores Municipais, Maria Cecília; o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Renan, e a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Manuela Braga.
“Nenhuma conquista carrega tanto a marca dos secundaristas brasileiros como o direito de voto aos 16 anos”, ressaltou Manuela, referindo-se às grandes mobilizações encabeçadas pelo movimento estudantil, que garantiu com muita luta e enfrentamento, o direito ao voto facultativo para os jovens de 16 e 17 anos na Constituição de 1988.
Durante as intervenções em que os estudantes tiveram espaço para dialogar sobre suas opiniões, em falas como a de Rafael, o lançamento da campanha mostra o interesse da juventude hamburguense para se organizar no movimento estudantil e articular ações entre os estudantes.  ”Formando um grêmio, organizando atividades dentro da escola, debatendo e lutando pelos direitos dos estudantes, vocês já fazem parte da UENH e da UBES”, afirmou Rafael.

Nenhum comentário:

Postar um comentário