sexta-feira, 20 de abril de 2012

O governador Eduardo Campos viaja para Aracaju na próxima segunda-feira (23), onde terá uma reunião sobre os efeitos da seca no Nordeste com uma equipe de ministros do Governo Federal. O encontro foi acertado hoje com a presidenta Dilma Rousseff que voltou a telefonar para o gestor a fim de colher mais informações sobre os problemas causados pela estiagem em Pernambuco. A presença da presidenta no evento da próxima semana ainda não está confirmada.
 Milhares de pessoas estão sendo atingidas pela falta de chuvas em 28 municípios do Agreste e do Sertão que já decretaram situação de emergência em Pernambuco. “O quadro é muito grave. O Sertão fechou o seu ciclo tradicional de chuvas com 30% apenas da média anual e a meteorologia nos diz que o Agreste não terá um bom inverno, mas estamos aqui na torcida porque o tempo de chover naquela região ainda não passou”, garantiu o governador.
Para ajudar no combate à seca em Pernambuco, Eduardo recebeu hoje no município de Bonito, o secretário de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues.  Em cerimônia no Parque de Eventos da cidade, eles entregaram 46 retroescavadeiras que vão ajudar na recuperação de estradas vicinais, na abertura de novas vias, e, neste momento, na construção de obras hídricas. “Essas máquinas serão parte da solução do problema que enfrentamos hoje da seca. Elas vão ajudar na construção de cisternas em locais onde não conseguimos fazer barragens subterrâneas”, explicou o governador.
Através do PAC-2 foram investidos R$ 8 milhões na compra das retroescavadeiras. As cidades contempladas com os novos equipamentos são: Afrânio, Águas Belas, Amaraji,Belém de São Francisco, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Cabrobó, Calumbi,Capoeiras, Carnaíba, Dormentes, Exu, Floresta, Gameleira, Iati, Ibimirim,Iguaracy, Inajá, Ipubi, Itaíba, Jatobá, Joaquim Nabuco, Lagoa Grande, Manari,Moreilândia, Orocó, Paranatama, Pedra, Petrolândia, Quixaba, Santa Cruz, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São José do Belmonte, São José do Egito, Sertânia, Solidão, Tabira, Tamandaré, Trindade,Triunfo, Tupanatinga e Venturosa.
PORTAL – Na ocasião, o Governo de Pernambuco também aderiu ao Programa Rede Brasil Rural (RBR) – uma plataforma digital que permite aos agricultores comprar e vender produtos pela internet – além de promover um mutirão para a retirada de documentação de trabalhadoras rurais.
“Este era o espaço que estava faltando para incentivar a produção de alimentos livres de agrotóxicos”, disse o secretário Jerônimo, que representou o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. “Quando um prefeito opta por comprar o lanche escolar da agricultura familiar, além de escolher o alimento mais saudável, ele movimenta a economia local. Do contrário, exporta o dinheiro”, completou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário