sábado, 14 de abril de 2012

UBES DISCUTE PNE, PRONATEC E NOVO ENSINO MÉDIO COM CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO


Durante reunião nessa quinta-feira (12) na Câmara de Ensino Básico do Conselho Nacional de Educação (CNE), a UBES apresentou e debateu prós e contras do Novo Ensino Médio, PRONATEC e reafirmou a importância e defesa do movimento secundarista pela garantia de 10% do PIB para educação no Novo PNE
Na reunião de trabalho que debateu as Diretrizes Curriculares Nacionais, esteve em pauta a qualidade da educação nas salas de aula e a necessidade de valorização dos professores, não só financeira, mas estrutural para os profissionais. Esteve presente a presidente da UBES, Manuela Braga; o presidente da Câmara de Educação Básica e dirigente da UBES na década de 60, Francisco Aparecido Cordão; o vice-presidente, Adeum Sauer; os conselheiros Clélia Brandão, Mozart Ramos, Nilma Gomes, Rita Potiguara; também conselheira e presidente da Apeoesp, Maria Izabel e o professor relator das diretrizes do  Novo Ensino Médio, José Fernandes de Lima.
PNE_
Durante a reunião, a presidente da UBES, Manuela Braga, afirmou que a entidade defende o novo Plano Nacional de Educação como um dos principais agentes para resolver os problemas históricos da educação do país, abrangendo a educação integral, a universalização do ensino infantil, a erradicação do analfabetismo e, enfatizando o financiamento de 10% do PIB para educação. “A proposta de 7,5% é o suficiente apenas para o governo, propondo apenas ampliar os investimentos em educação, o que não propõe a garantia e qualidade do ensino”, defendeu Manuela.
 
O novo PNE tramita na forma do Projeto de Lei federal 8.035/10 e está em fase de análise na Câmara dos Deputados. O plano é de autoria do Poder Executivo e conta com dez diretrizes objetivas e 20 metas, seguidas das estratégias para a realização dos compromissos. De acordo com Francisco Fernandes, o PNE será um instrumento para resolver questões como a qualidade da educação, a inclusão de todos os estudantes no sistema educacional e a valorização dos profissionais da área.
 PRONATEC
“Queremos mais que apertar parafusos”, foi o comentário de Manuela em referência à bandeira de luta da UBES em defesa de um ensino técnico que contribua para o desenvolvimento da ciência e tecnologia nacional, atribuindo ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) como importante ferramenta nesse processo. “Diferente do ensino profissionalizante que é mais curto, o Pronatec lança o desafio de oferecer ainda mais ferramentas aos estudantes, com professores bem qualificados, para que além de garantir avanços no acesso, o ensino técnico seja ainda mais valorizado”, completa afirmando a necessidade de agrupar a formação humanística à essa área de especialização dos estudantes.

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